PRAGAS

23/10/2011 15:24

 

A melhor forma de evitar que suas plantas adquiram as indesejáveis pragas é previnir.
Existem vários tipos de pragas que atacam as plantas e iremos a seguir dar algumas dicas para você evitar, tratar e identifica-las.

ALGUMAS PRAGAS:

COCHONILHA: esta praga se apresenta em pequenos pontos brancos, pretos ou até mesmo marrons alojadas nas folhas e galhos, e elas atacam as plantas sugando a seiva. 
Aconselha-se a retirada manual com algodão ou "perfex" embebido em álcool.

LESMAS/CARACÓIS/LAGARTAS: estas três pragas atacam a planta se alimentando das folhas, nos três casos aconselhamos a retirada manual. Use luvas, pois algumas lagartas podem queimar as mãos!

FORMIGAS: costumam se alimentar das folhas. O ideal neste caso é identificar o formigueiro, ficando assim mais fácil e eficaz o combate destruindo o formigueiro. Outra maneira é fazer um preparado com pimenta macerada e álcool e embeber este preparado em um pano tipo "perfex" e amarrá-lo no tronco da planta sem apertar demais.

PULGÕES: esta praga aloja-se nos troncos das plantas e deixam eles melados, muitas vezes aparecem também na folhagem. São pontos pretos, marrons e brancos, de tamanho pequeno e sugam a seiva da planta. Retire-os com pano e/ou algodão embebidos em álcool um a um. Algumas vezes é necessário repetir o procedimento durante algumas semanas dependendo de como a praga estiver proliferada. Borrifar as folhas e os galhos com calda de fumo + álcool, melhora a eficiência do combate.Sempre verifique as folhas, de ambos os lados, para mantero controle sobre as pragas. Também é importante verificar os galhos e notar se eles estão melados ou se aparece os indesejáveis pontinhos pretos, marrons ou brancos (tipo algodão).

A qualidade da terra comprada também é muito importante, pois muitas vezes ela já está contaminhada, por isso compre sempre terra de boa qualidade, a economia pode custar caro.

Caso tenha alguma dúvida, comentário ou sugestão, envie para o endereço abaixo:

mcmdomingues@gmail.com